sexta-feira, 30 de março de 2012

Cubismo, Futurismo, Suprematismo e Construtivismo.

Caroline Jardim 
Gabriel Ferrari
Juliana Fadelli
Natasha Sueros


          Cubismo

  •        Surgiu no século XX e é considerado o mais influente deste período. 
  •        Possui formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros.
  •        A arte cubista rompeu com os padrões estéticos que buscavam a perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza.
  •       Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza.
  •        "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque
  •        O pintor Cubista, representa simultaneamente na tela, vários aspectos de um mesmo objeto, ou seja, representa aquilo que conhece ou entende ser o objeto, e não apenas a imagem óptica desse objeto.
  •        O Cubismo foi um movimento em pintura e escultura, e a sua ação influenciou consideravelmente o gosto e a moda, a partir de 1920, especialmente nas Artes Decorativas.
  •       Em 1907,  ocorreu o marco inicial do cubismo, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura de Pablo Picasso.
  

Artista:Pablo Picasso
Ano:1907
Tipo:óleo sobre tela
Dimensões: 243.9 cm × 233.7 cm Localização: Museu de Arte Moderna, Nova Iorque



Principais Pintores Cubistas
      Pablo Ruiz Picasso (1881-1973), George Braque (1882-1963), Juan Gris (1887-1927) e Fernad Leger (1881-1955). 

 
  
 
Nome da obra:Guernica
Artista: Picasso
Ano: 1937
Tipo: óleo sobre tela
Dimensão:350x782 cm
Localização: Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. 


O cubismo passou por três fases:
  •        Fase Cézaniana (1907 a 1909) -  Pré-Cubismo
  •       Cubismo Analítico (1910 a 1912) – caracterizado pela decomposição das figuras e formas em diversas partes geométricas, é o cubismo em sua forma mais pura e de mais difícil interpretação, predominância das cores frias.
  •        Cubismo Sintético (1913 a 1914) – Reação ao cubismo analítico, tenta tornar os objetos reconhecíveis novamente, reintrodução das cores, usavam também colagens em suas obras.
Nome da obra: Natureza morta com cadeira de palha
Artista: Picasso
Ano:1912
Tipo: óleo e tela sobre tela
Dimensão:  29x37 cm
Localização: MuséePicasso, Paris.

 
Nome:Monte Santa Vitória
Artista: Paul Cézanne
Ano: 1907
Tipo: óleo sobre tela
Dimensão: 69.8x89.5 cm
Localização: Museu de arte da Philadelphia.

 
Nome: Mulher com Guitarra
Artista: George Braque
Ano: 1913
Tipo: óleo sobre tela
Dimensão: 130x73 
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna, Centro Georges Pompidou, Paris.

 
       Cubismo no Brasil  
       Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti.
 
    Futurismo


Nome: Rixa na Galeria
Artista: Umberto Boccioni
Ano:1910
Tipo: Pintura óleo sobre tela
Dimensão: 76x64 cm
Localização: Pinacoteca di Brera - Milão – Itália.

  •       Surgiu com o Manifesto Futurista, 1909.
  •        Felippo Marinetti: o iniciador do movimento futurista.
  •        A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes.
  •          Usava-se a sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo.
  •        Ruptura com a arte do passado.
  •        O futurismo influenciou diversos artistas no Brasil que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista em viagens a Europa, em 1912. 
  •        Alternância de planos na sobreposição de imagens.
  •        Mobilidade nos contornos das formas.
  •        Fragmentação da luz, cores muito constrastadas.
  •        Exalta o movimento da máquina, da vida urbana e o mito da velocidade.
 
 
 

Nome: Elasticidade
Artista: Umberto Boccioni
Ano: 1912
Tipo: óleo sobre tela
Dimensão: 100x100 cm
Localização: Coleção Jucker - Milão – Itália.


Nome: Dinamismo de um cão em uma coleira.
Artista: Giocomo Ballas
Ano: 1912
Tipo: óleo sobre tela
Dimensão: 89.9 x 109.9 cm
Localização: Acervo Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, New York.


Futurismo no Brasil 
       O futurismo influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa já em 1912. Após uma interrupção forçada pela Grande Guerra, o contato foi retomado. Foi certamente uma das influências da Semana da Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira. Oswald , principalmente, percebeu-se que o Brasil e toda a sua multiplicidade cultural, desde as variadas culturas autóctones dos índios até à cultura negra, representavam uma vantagem e que com elas se podia construir uma identidade e renovar as letras e as artes. 

Suprematismo
  •        Movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas                     ( particularmente o quadrado e o círculo.)
  •         Iniciado por volta de 1915 pelo pintor Kazimir Malevich.
  •         "Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei Suprematismo."  - Malevich. 
  •        Arte abstrata. 
  •        O suprematismo representaria a realidade de um  "mundo não objetivo", referido a uma ordem superior de relação entre os fenômenos, uma espécie de "energia espiritual abstrata" que é invisível, mas nem por isso menos real.
  •        O sentimento é o elemento determinante... e dessa forma a arte chega à representação não- objetiva, ao Suprematismo.
       
 

Nome: Quadrado preto
Artista: Kazimir Malevich. 
Ano:1914-15 
Tipo: Óleo sobre tela  
Dimensão: 79.5 x 79.5 cm 
Localizaçao: Galeria Tretiakov - Moscou

 Nome: Quadrado vermelho e preto
 Artista: Kazimir Malevich
 Ano: 1915
 Tipo: Óleo sobre tela 
 Dimensão: 71x45 cm
 Localização: The Museum of Modern Art- New York. 

 Nome: Cruz preto
 Artista: Kazimir Malevich
 Ano: 1923
 Tipo: Óleo sobre tela.
 Dimensão: 42x42 cm


Construtivismo 
  •      Movimento arstístico modernista que ocorreu no período entre 1913 a 1930, na Europa, principalmente na Rússia. 
  •        Despoja-se de qualquer alusão à natureza. Rompe radicalmente com a arte do passado (da representação do real) e propõe uma nova linguagem plástico-pictórica: "O mundo da não-representação" (Malevitch).  
  •        Preocupação da arte em criar objetos em uma nova direção: a virtual  
  •        A pintura e a escultura são pensadas como construções
  •        Os Construtivistas pretendiam fazer da arte, uma investigação autónoma e cientifica, indagando das propriedades abstractas da superfície pictórica, da construção, da linha e da cor.
  •         Tiveram inicialmente influências dos Futuristas e do Suprematismo, e fora da Rússia, exerceram enorme influência na Bauhaus.
  •         Inovaram radicalmente nos domínios da propaganda, colagem, artes gráficas, tipografia, fotografia e fotomontagem, cerâmica, têxteis, moda, cinema, teatro, etc. e mais tarde no Design, Arquitetura e Urbanismo.      
  •        Utilização constante de elementos geométricos, cores primárias e fotomontagem.
  •        No Brasil, sua influência no período após a Segunda Guerra Mundial é muito forte. Marcas da vanguarda russa podem ser observadas nos movimentos concreto de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ruptura neoconcreta estabelecida com o manifesto de 1959 não afastou as influências do construtivismo russo. 
 
 Nome: "Monumento à III Internacional "
 Artista: Vladimir Tatlin
 Ano: 1919
 
 Nome: Donna al bagno
Artista: Alberto Magnelli
Ano: 1917
Tipo: Óleo sobre tela
Dimensão: 200 x 169 cm
Localização: Coleção particular, Bruxelas.
 
 

Um comentário:

  1. quais as fontes das informações ? eu estou fazendo um trabalho e gostaria de saber as referencias das informações citadas se for possível.

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