Impressionismo
Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do seculo XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Caracteristicas:
- a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
- as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
- as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;
- as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;
- preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas;
- Valorização de decomposição das cores;
- As sombras devem ser luminosas e coloridas;
Artistas:
Claude Monet - incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.
Principal Obra : Impressão sol nascente¹
Principal Obra : Impressão sol nascente¹
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim² e a Catedral de Rouen em Pleno Sol³.
Palavras Chave das Obras:
-Impressão Sol Nascente ( Sol, Luz, Movimento, Natureza, Ar)
-Mulheres no Jardim ( Natureza, Movimento, Verde, Ar Livre, Harmonia)
- Catedral de Rouen ( Grandeza, Claridade, Espaço, Dia, Cores)
Auguste Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.
Palavras Chave do Pintor:
- Popularidade
- Otimismo
-Alegria
- Movimentaçao
- Liberdade
Obras Destacadas: Baile do Moulin de la Galette e La Grenouillière.
Palavras Chave das Peças:
Familia/ Familia
Cor/Cor
Luz do dia/Luz do dia
Retrato/Retrato
Movimentação/Movimentação
Palavras Chave do Pintor:
- Luz Solar
- Objetos
- Seres Humanos
- Anti-Clássico
- Movimentação
Obra destacada: Trigal
Palavras Chave
( Movimento, Claridade, Ar, Natureza, Leveza)
Concluímos que a pintura Impressionista tem como tendências e características:
- A cor não é uma qualidade permanente na natureza, porque suas tonalidades estão constantemente mudando, sob a ação da luz solar.
- A linha não existe na natureza, é uma abstração criada pelo espírito do homem para representar suas imagens visuais;
- As sombras não são pretas nem escuras como foram convencionalmente representadas no passado, mas luminosas e coloridas;
- A aplicação dos contrastes das cores, com reflexos luminosos, segundo a lei das complementares;
O pintor impressionista não está, a rigor, interessado no modelo como ser humano, isto é, no seu delicado complexo contexto de realidades materiais e espirituais. Suas intenções artísticas diante de uma pessoa, serão praticamente as mesmas diante de uma árvore, de um lago, de uma praia, porque sua preocupação exclusiva será observar e fixar as constantes e sutis modificações que a luz do sol produz nas cores da natureza.
Pós Impressionismo
Pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.
A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos.
Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a Revolução de Manet. Aí se encontra a gênese do novo movimento, que não buscava destrir os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los.
Os artistas mais consagrados desta época foram:
Vicent Van Gogh, que é considerado um dos pioneiros na ligação das tendencias impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX.
Palavras Chave do Pintor:
(Cor, Bidimensão, Ousadia, Criatividade, Inspiração)
Noite estrelada(Cor, Bidimensão, Ousadia, Criatividade, Inspiração)
Quarto
O Grito
Palavras Chave das Obras: Distorção, Cor, Geometria, Bidimensão e Não perspectiva)
Como características desse novo movimento, procuraram novos estilos, com novos conceitos e formas: Cézanne, geometriza as formas da natureza e aplica as cores limpas e simples, mas bem determinadas; Van Gogh, aplica as cores com textura espessa e espatulada para transmitir emoção, procura subjetividade e humanismo na obra; Gauguin, trabalha com as cores puras, fortes, sem claro/escuro, e as formas são bidimensionais, sem perspectiva.
Características e Tendências :
O rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. Aí, os trabalhos se orientam a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.
Expressionismo:
O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do séuclo XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.
O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo é extrapolável a qualquer época e espaço geográfico.
Com as suas cor violentas e a sua temática de solidão e de miséria, o expressionismo refletiu a amargura que invadia os círculos artísticos e intelectuais. Defendia a liberdade individual.
Matthias Grünewald, foi um pintor alemão, precursor do expressionismo e um dos maiores pintores germânicos do gótico tardio.
Palavras Chave do Pintor : ( Gótico, Real, Solidão, Miséria e Liberdade)
Palavras Chave do Pintor : ( Gótico, Real, Solidão, Miséria e Liberdade)
Palavra Chave das Obras: - Movimento, Sofrimento, Liberdade, Ser Humano e Realidade)
Surgido como desdobramento do pós-impressionismo, teve forte influência de Van Gogh e do simbolismo, de onde tirou a prática de colocar "mensagens ocultas" nas obras.
Características:
Concluímos que:
Em uma acepção mais ampla, a palavra “expressionismo” refere-se a qualquer manifestação subjetiva e psicológica da criação humana.
(Solidão, Tristeza, Real, Humano, Deformação)
Fovismo:
É uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905.
Este grupo de pintores , ao utilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A denominação do movimento deve-se ao crítico conservador Louis Vauxcelles, que, no Salão de Outono de 1905, em Paris, comparou esses artistas a feras (fauves).
Características:
O fovismo tem como características de muitas fritolas marcantes a simplificação das formas de pelos, o primado das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica.
A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.
Os princípios deste movimento artístico eram:
- criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;
- a cor pura deve ser exaltada;
- as linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
- Pincelada violenta, espontânea e definitiva.
- Ausência de ar livre.
- Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade.
- Autonomização completa do real.
- Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas.
- Pintura por manchas largas, formando grandes planos.
Principais Artistas :
Georges Braque:
-Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai.
Palavras Chave do Pintor: ( Emoção, Alegria, Cores, Vida, Espontaneidade)
Cabelos
Palavras Chave da Obra: ( Cor, Mancha, Alegria, Vida, Emoção)
André Derain:
Depois de ver uma exposição de telas de Van Gogh em 1901, Derain reforçou o uso das cores puras em suas telas.
Porto de Londres
( Cores, Movimento, Emoção, Alegria, Espontaneidade)
Henri Matisse:
Foi um artista frances, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor.
Por fim, para o movimento Fauvista, as criações artísticas não possuem relação com intelecto ou sentimentos, ou seja, a criação artística deve ser livre e espontânea, baseada no instinto, nos impulsos primários. Também as cores, era levada amplamente em consideração a larga preferência por cores puras, elas são exaltadas no Fauvismo, e linhas e cores não possuem uma ordem predeterminada, são empregadas nas obras da mesma forma primária e instintiva que fazem crianças e selvagens, como diziam os próprios artistas.
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Lucas Lorenzi
Bruna Olivieri
Tamires de Souza
3L
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o grito não é obra de van gogh é de munch
ResponderExcluirAHN?! Como assim?!! todos sabem que o grito é do Van Gogh. Se fosse então, ensinam errado nas escolas, palestras e cursos de arte.
Excluiré do munch sim, uma simples pesquisada no google te diria isso https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito
ExcluirTeve alguns erros brutais de português, mas tudo bem!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirSó sei que O grito não foi pintado por Van Gogh, e sim por Munch.
ResponderExcluirO Grito é do pintor norueguês Edvard Munch. É uma obra de arte expressionista.
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