sexta-feira, 30 de março de 2012

Neoclassicismo, Realismo e Romantismo

Neoclassicismo



O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.

O nascimento do Neoclassicismo se deve em linhas gerais ao crescente interesse pela antiguidade clássica que se observou na Europa em meados do século XVIII, associado com a influência dos ideais do Iluminismo, que tinham base no racionalismo, combatiam as superstições e dogmas religiosos, e enfatizavam o aperfeiçoamento pessoal e o progresso social dentro de uma forte moldura ética. Os acadêmicos da época iniciaram pesquisas mais sistemáticas da arte e cultura antiga, incluindo escavações arqueológicas, formaram-se importantes coleções públicas e privadas de arte e artefatos antigos, e o número de estudos especializados cresceu significativamente. Estudiosos como Robert Wood, John Bouverie, James Stuart, Robert Adam, Giovanni Battista Borra e James Dawkins publicaram vários relatos detalhados e ilustrados de expedições arqueológicas, sendo especialmente influentes o tratado de Bernard de Montfaucon, L'Antiquite expliquee et representee en figures (1719-24), fartamente ilustrado e com textos paralelos em línguas modernas e não apenas no latim como era o costume acadêmico, e o do Conde de Caylus, Recueil d'antiquites (1752-67), o primeiro a tentar agrupar as obras de arte da antiguidade clássica segundo critérios de estilo e não de gênero, abordando também as antiguidades celtas, egípcias e etruscas. Essas publicações contribuíram de forma importante para a educação do público e para um alargamento da sua visão sobre o passado, estimulando uma nova paixão por tudo o que fosse antigo. Também teve um peso na formação do Neoclassicismo a reapreciação da arte da Alta Renascença italiana e do Barroco classicista francês. Acrescente-se a isso a descoberta de Herculano e Pompéia, uma grande surpresa entre os conhecedores e o público, e embora as escavações que começaram a ser realizadas nas ruínas em 1738 e 1748 não tenham encontrado obras-primas em arte, trouxeram para a luz uma quantidade de relíquias e artefatos que revelavam aspectos do cotidiano romano até então desconhecidos.



Palavras-chave para neoclassicismo: Europa; Iluminismo; Século XVIII; Simplicidade; Democracia.

Obra:




Nome da Obra: InglêsThe Oath of the Horati, Português - O Juramento dos Horácios.
Artista:Jacques-Louis David

Ano: 1784

Técnica: Óleo sobre tela
Dimensão: Altura: 330 cm. Largura: 425 cm.

Localização: Museu do Louvre – Paris

Palavras-chave para obra:Jacques-Louis David; 1784; óleo sobre tela; Museu do Louvre; França.

Palavras-chave para artista: Pintor; francês; neoclassicismo; Corte Francesa; Napoleão Bonaparte.

Obra:



Nome da Obra: Inglês - Apotheosis of Homer. Português - A Apoteose de Homero
Artista: Jean Auguste Dominique Ingres.

Ano: 1827

Técnica: Óleo sobre tela
Dimensão: Altura: 386 cm. Largura: 515 cm.

Localização: Museu do Louvre – Paris

Palavras-chave para obra:Jean Auguste DominiqueIngres; 1827; óleo sobre tela; Museu do Louvre; França.

Palavras-chave para artista: Ingres; neoclassicismo; romantismo; retratos; França.



Obra:

 

Nome da Obra: Inglês - Last Days of Pompeii. Português - O último dia de Pompéia
Artista: Karl Pavlovich Briullov

Ano: 1830 - 1833

Técnica: Óleo sobre tela
Dimensão: Altura: 456,5 cm. Largura: 651 cm.

Localização: The State Russian Museum, St. Petersburg, Russia

Palavras-chave para obra:Karl Pavlovich Briullov; 1827; óleo sobre tela; Museu da Rússia; .

Palavras-chave para artista: “The Great Karl”; neoclassicismo; romantismo; retratos; França.


Realismo

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.

Características do Realismo:
Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

Podemos descrever o Realismo em cinco palavras chaves: representação da realidade, realidade natural, implicações sociais, vida cotidiana e trabalho.

Obra:



Artista: Gustave Courbet (1819-1877)
Título: Français - La rencontre, ou "Bonjour Monsieur Courbet", Deutsch - Die Begegnung (Bonjour, Monsieur Courbet), English - The Meeting or "Bonjour, Monsieur Courbet".
Data: 1854
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: 129 x 149 cm
Localização atual: Musée Fabre – Montpellier, França.
Gustave Courbet , foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e marítimas onde o romantismo e idealização da altura são substituídos por uma representação da realidade fruto de observação direta. Esta busca da verdade, é transposta para a tela em pinceladas espontâneas que não deixam de lado os aspectos menos estéticos do que é observado.
Cinco palavras chave que descrevem a obra: real, campo, retratista, detalhada, perfeição, instantâneo.


Obra:



Artista: Jean François Millet (II) (1814-1875)
Título: Pastora com seu rebanho (1864)
Data: 1863
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: 81 x 101 cm
Localização atual: Muséé d'Orsay– Paris, França.
Jean-François Millet é conhecido como percursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais. Junto com Courbet, Millet foi um dos principais representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX. Sua obra foi uma resposta à estética romântica, de gostos um tanto orientais e exóticos, e deu forma à realidade circundante, sobretudo a das classes trabalhadoras.
Cinco palavras chave que descrevem a obra: homem com natureza, sentimento, real, trabalhadores rurais, retratista.

Obra:


Artista: Jean Baptiste Camille Corot (1796-1875)
Título: Français- Cathédrale de Chartres, English - Chartres Cathedral.
Data: 1830 (modificado em 1872)
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: 64 x 51 cm
Localização atual: Musée du Louvre– Paris, França.

Jean-Baptiste Camille Corot, foi um pintor realista francês. Abandonou o academicismo em favor de um estilo paisagístico realista. Construiu então, uma pintura puramente paisagista, rural e citadina e marcada pela mestria na gradação tonal de luzes e sombras e pelo rigor construtivo da composição. As suas obras apresentavam-se expressivas e possuidoras de uma linguagem muito própria, caracterizadas pela serenidade. Fato este devido à sua anterior permanência em Itália.

Cinco palavras chave que descrevem a obra: linguagem própria, paisagista, rural, real, retratista.


Romantismo:

Romantismo, também chamado de Romanticismo, foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.

Podemos descrever o Romantismo com cinco palavras chaves: Crítica Social, Nacionalismo, Liberdade, Individualismo e dramaticidade.


Obra:




Artista: Domingos António de Sequeira.(1768-1837)
Título: Adoração dos Magos.
Data: 1828
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: 100 x 140 cm
Localização: Private owner, Lisbon
Domingos Sequeira era um pintor extraordinário, talentoso, apaixonado, modesto, marcante.
Cinco palavras chave que descrevem a obra Adoração dos Magos de Domingos Sequeira é religiosa, retratista, original, detalhada, escura.                        

Obra:


Artista: Eugène Delacroix (1798–18630).
Titulo: La Liberté guidant le peuple.
Data: 1830.
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: 325 × 260 cm (128.0 × 102.4 in)
Localização:Museu do Louvre.
Eugène Delacroix  era um pintor incrível, inteligente, autêntico, talentoso, admirável.
Cinco palavras chave que podem descrever a obra são realistas, luminosa, intrigante, marcante, impressionante.

Obra:


Artista: Victor Meirelles (1832-1903)
Titulo: Primeira Missa no Brasil.
Data: 1860
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: 268 x 356 cm
Localização: Museu Nacional de Belas Artes.
Victor Meirelles era um pintor admirável, determinado, humilde, autentico, detalhista.
Cinco palavras chave que podem descrever a obra Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles são detalhista, clara, simbólica, religiosa, cultural.




Grupo:

Karen Guimarães
Natália Burgos
Tatiana Sergi
Vild Vinícius















Nenhum comentário:

Postar um comentário